Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

TELHADELA

Perspectivas e considerações

TELHADELA

Perspectivas e considerações

Rua António Domingues Pinto

 

 

 

ANTÓNIO DOMINGUES PINTO

 

 

 

   Natural de Telhadela, cedo emigrou para o Brasil, onde fez fortuna. Em 1906 promove a angariação de fundos entre a comunidade Telhadelense radicada no Brasil, com o objectivo de construir a torre da capela de Telhadela e comprar o respectivo relógio e sino, o que efectivamente veio a acontecer.

   Existem vários registos de que alternava regularmente os periodos de estadia entre o Brasil e Portugal, fruto da sua actividade industrial.

   No ano de 1911 a construção da sua habitação em Telhadela, estava preste a ser finalizada. Na época, uma das casas de maior dimensão do concelho de Albergaria-a-Velha.

  Para alcançar tal desiderato e após alguma polémica com alguns lavradores da aldeia, obrigou-se por escritura a mudar para o exterior do seu prédio o rego de rega comunitária, pois os lavradores receavam perder o direito ao usufruto livre da água, se o rego continua-se a correr pelo centro da propriedade.

  Neste mesmo ano surge-nos como  o segundo presidente da Junta de Freguesia após a implantação da República.

     Ele, e seu irmão Manuel foram os grandes impulsionadores da abertura da actual estrada que liga Telhadela à sede de freguesia.

    

3 comentários

Comentar post