Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

TELHADELA

Perspectivas e considerações

TELHADELA

Perspectivas e considerações

Apresentação do Livro, Ribeira de Fráguas - a sua História

  

  Está agendada para as 21.00h do dia 13 de Março, na sede da Junta de Freguesia da Ribeira de Fráguas, a apresentação do livro, Ribeira de Fráguas - a sua História.

    Edição patrocinada pelo Centro de Dia para Idosos da Ribeira de Fráguas - CEDIARA.

  O mencionado estudo foi realizado pela Dra. Nélia Oliveira e Nuno Jesus, ambos com trabalhos publicados na área da micro-história, Branca e Telhadela, respectivamente.

  Este trabalho é prefaciado pela Professora Doutora Maria Alegria Fernandes Marques.

  Após vários anos de pesquisa, chegou o momento de apresentar aos cidadãos do concelho de Albergaria-a-Velha, e em particular da Ribeira de Fráguas, esta monografia, cuja viagem pelo tempo se inicia na Idade do Ferro, passando pela Idade Média, até ao presente.

    A história factual da freguesia da Ribeira de Fráguas, é narrada por ordem cronológica, de forma a facilitar a sua compreensão ao mais abrangente número de leitores, pois este trabalho foi delineado com o propósito de ter uma função pedagógica, transversal às várias gerações existentes, dos avós aos netos. 

     O registo fotográfico, não foi descurado, no livro estão registadas dezenas de fotos, quase todas inéditas, algumas remontam às primeiras décadas do século XX.

     Os autores e a direcção da CEDIARA, desde já convidam a população da freguesia e não só, a comparecerem a este acontecimento, que será mais uma achega para o enriquecimento cultural da Ribeira de Fráguas.

 

 

 

Pormenor do primeiro documento que menciona Ribeira de Fráguas como freguesia, inicio do século XVI